Notícias

Boletim Redecomep

Nº15 / 2008 – Dezembro

[RNP, 08.12.2008]


    Destaques


    O destaque desta edição fica por conta da inauguração da Rede Metropolitana de Macapá (AP) marcada para o dia 15/12, às 10h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Amapá (AP), no campus universitário Marco Zero. A Rede Universitária de Macapá é a quarta a iniciar suas atividades em 2008, depois da GigaNatal (RN), da GigaFOR e da MetroSampa (SP).

    Para o mês de dezembro também está previsto o término da construção da infra-estrutura da Rede Metropolitana de Curitiba (PR). A rede terá aproximadamente 65 km de extensão e interligará 16 instituições paranaenses.

    Além disso, a coordenação técnica da RNP fez os pedidos de compras de equipamentos do 3º lote, que atenderá as redes metropolitanas de São Luís (MA), Boa Vista (RR), Palmas (TO) e Rio Branco (AC). O material está em fase de importação.

    Supervisões


    Na Região Norte, as fibras ópticas da Rede BV (RR) chegaram no dia 7/11, mas a construção ainda depende da assinatura do convênio entre e RNP e a Boa Vista Energia, que já aprovou o projeto executivo. No Acre, a Redecomep firmou uma parceria com o Governo do Estado para a manutenção da Rede Metropolitana de Rio Branco, que também já obteve a aprovação do projeto pela Coordenação Técnica da RNP.

    No Nordeste, a Redecomep firmou um convênio de parceria com a Companhia Elétrica de Pernambuco (Celpe) para garantir o uso dos postes para a passagem das fibras ópticas da Rede Metropolitana de Recife (Rede Icone). O documento foi assinado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Henrique Pessoa Lins, e pelo presidente da Celpe, José Humberto Castro, em ato simbólico realizado na UFPE em Recife. Os trabalhos de elaboração do projeto executivo da Rede Ícone foram iniciados em novembro.

    As Redes Metropolitanas de Aracaju (MetroAju - SE) e de Campina Grande (PB) já tiveram seus projetos técnicos aprovados. O início das construções aguarda a aprovação do projeto pela Coordenação Técnica Redecomep e dos Comitês Técnicos locais. No Piauí, a Prefeitura de Teresina assinou um contrato de cooperação com o MCT para custear a manutenção da Rede Poti (PI), que está em fase de elaboração do projeto executivo.

    No Cento-Oeste, a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (ENERSUL) e o Governo do Estado assinaram um contrato para o uso compartilhado dos postes, a fim de viabilizar a passagem das fibras ópticas da Rede Metropolitana de Campo Grande. A assinatura deste contrato permitirá o estabelecimento do calendário de construção da infra-estrutura da rede.

    Em outubro, a Redecomep do Distrito Federal recebeu seu as built. Em Goiânia, entre 3/11 e 7/11 foi realizado o treinamento para os técnicos que operarão os equipamentos da MetroGYN (GO).

    No Sudeste, a Rede Metropolitana do Rio de Janeiro está em vias de lançar a Solicitação de Propostas (SDP) para a construção da infra-estrutura. O lançamento está previsto para a segunda quinzena de dezembro.




    Stephanie Borges
    RNP
    08.12.2008