Notícias

Extreme será a fonecedora dos equipamentos para Redecomep

Cisco firma parceria estratégica com RNP

[RNP, 04.09.2006]


    A RNP concluiu, no início de agosto, o processo de seleção dos fornecedores dos equipamentos de comutação óptica para as redes metropolitanas da iniciativa Redecomep. Venceu a seleção a empresa Extreme Networks, após a desclassificação da Huawei, que havia tirado o primeiro lugar inicialmente.

    O processo de seleção foi iniciado em outubro de 2005 com uma solicitação de propostas para os principais fornecedores, a partir de especificações técnicas definidas em conjunto com especialistas de diversas redes. Foram classificadas em primeiro lugar a Huawei e em segundo a Extreme Networks, pelo critério de menor preço. As propostas incluíram além do fornecimento dos equipamentos, os serviços de configuração e instalação, treinamento e manutenção por 12 meses.

    A avaliação da proposta técnica apresentada pela Huawei incluiu a realização de testes de campo e desempenho, realizados pelos grupos do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e da COPPE da UFRJ. De acordo com a avaliação de ambos os grupos, a Huawei não atendia a um requisito relacionado à gerência de comutadores, item importante do edital. Este motivo levou à desclassificação da empresa.

    Foi solicitada à segunda colocada, Extreme Networks, uma revisão da proposta original com o objetivo de atualizar os equipamentos inicialmente apresentados e obter uma redução adicional sobre os preços finais dos produtos e serviços. Caberá à Extreme Networks o fornecimento dos quatro tipos de comutadores ópticos que farão a conexão dos participantes das redes metropolitanas, dentre eles universidades, institutos de pesquisa e PoPs/RNP, na velocidade de 1Gbps. Os comutadores selecionados vão possibilitar a implantação de aplicações de dados, voz e vídeo com qualidade e baixa latência. O contrato de fornecimento terá duração de 15 meses, com possibilidade de renovação.

    Em paralelo à contratação da Extreme, a RNP firmou um convênio com a Cisco Systems, a exemplo do que a empresa já realizou em outros países, para o fornecimento de produtos, serviços e acesso a tecnologias avançadas com significativos descontos em função do caráter acadêmico das instituições servidas pela RNP.  Neste pacote também estão incluídos comutadores ópticos que poderão ser utilizados nas redes metropolitanas.  O convênio terá duração inicial de 12 meses podendo também ser renovado ao seu término.

    Como resultado, a RNP tem agora duas alternativas de fornecedores líderes de mercado, com produtos e preços similares, para utilizar nos diversos projetos da instituição. Para as redes metropolitanas será avaliada pela equipe técnica da RNP a solução/fornecedor de melhor adequação técnica e menor custo em cada caso.




    Vanessa
    RNP
    04.09.2006