[RNP, 06.07.2010]
Destaque
O destaque desta edição fica por conta das inaugurações Redecomep. No dia 29/6 foi inaugurada a Rede Metropolitana de Rio Branco (RBMetroNet). Dois dias depois, em 1/7, foi a vez da Rede Metropolitana de Boa Vista (RedeBV).
Ainda em julho, no dia 28, será realizada a cerimônia de inauguração da Rede Metropolitana de Campo Grande, e estão previstas para agosto as inaugurações das redes metropolitanas de Recife (Rede Ícone) e Porto Alegre (MetroPOA).
Encontro Redecomep
O VI Encontro Redecomep, realizado no dia 27/5, em Gramado (RS), promoveu a troca de experiências entre os gestores das redes metropolitanas das fases 1 e 2. Os interessados em relembrar as principais palestras e debates do evento encontram a cobertura completa em: http://www.rnp.br/noticias/2010/not-100527a.html e http://www.rnp.br/noticias/2010/not-100528.html. Para mais detalhes, os vídeos com todas as sessões do evento (na íntegra) estão em http://webconf.rnp.br/p91425995/ e http://webconf.rnp.br/p97156568/ (parte da manhã); e em http://webconf.rnp.br/p17707623/ e http://webconf.rnp.br/p62393092/ (parte da tarde).
Centro-Oeste
Em junho, a empresa Teledesign, que havia vencido a licitação para a construção da Rede Metropolitana de Palmas (Metrotins), desistiu do processo e precisou ser substituída pela Ômega, segunda colocada. O projeto executivo da Metrotins está em fase de finalização.
Nordeste
Com relação a Rede Metropolitana de Teresina (Rede Poti), está em fase de avaliação pelo setor Jurídico da RNP o contrato com a Companhia Energética do Piauí (Cepisa). A previsão é que a análise esteja concluída até a segunda quinzena de julho.
Em Alagoas, por conta das fortes chuvas que atingiram recentemente a região, o status da Rede Metropolitana de Maceió (RAAVE) ficou parado nas últimas semanas.
Norte
Na região Norte, o projeto técnico da Rede Metropolitana de Porto Velho continua em revisão pelo Comitê Técnico local.
Sudeste
Em Minas Gerais, a empresa Cemig Telecom foi escolhida como fornecedora de fibra apagada (IRU) para a Rede Metropolitana de Belo Horizonte (Redecomep-BH).
No Rio de Janeiro, continua a construção da Rede Metropolitana desta cidade.
Redecomep - Fase 2
Os Comitês Gestores das redes metropolitanas de Campinas, Ouro Preto/Mariana (INCONF.EDU) e Petrolina/Juazeiro (RedeVASF), estão finalizando os respectivos projetos técnicos destas redes.
Com relação às redes de Castanhal, Santarém, Altamira, Marabá, está em negociação um convênio de cooperação técnica entre a empresa Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e a RNP.
Já as redes de Itajubá, Uberaba e Uberlândia encontram-se na primeira etapa, que é a de articulação para criação de Comitê Gestor.
Em Niterói, está em negociação a assinatura de um convênio com a empresa de energia elétrica Ampla. O documento está previsto para ser assinado até a segunda semana de julho. A partir disto, poderá ser iniciada a construção da Rede Metropolitana de Niterói (MetroNIT).
Por meio de um acordo de cooperação com o MCT, a Prefeitura Municipal de Petrópolis formalizou seu interesse em ser parceira na rede desta cidade.
Já em Pelotas, o Comitê Técnico local está elaborando o projeto técnico da rede. Também foram iniciadas as negociações com a Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE), para uso dos postes para passagem dos cabos ópticos.
Em São Carlos, há dois convênios aguardando assinatura, um entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e a CPFL Energia, e outro entre a Prefeitura e a RNP. O traçado da rede já está aprovado e, após a assinatura destes convênios, será possível prosseguir com a elaboração do projeto técnico da rede.